Sobre Digital Sul + Ilhas

Sobre Digital Sul + Ilhas

Digital Sul + Ilhas é um projeto pioneiro, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa fortalecer as competências digitais em jovens e adultos Não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) através de formações GRATUITAS lecionadas pelo Consórcio de seis Instituições de Ensino Superior (IES) onde se inclui a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve, a Universidade da Madeira, a Universidade dos Açores e a Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior.
O projeto pretende preparar os participantes para um mercado de trabalho cada vez mais dependente de ferramentas digitais e TIC, com uma oferta de uma Pós-Graduação e de Unidades Curriculares (UC) autónomas, organizadas em módulos de formação que seguem a lógica de microcredenciação. Toda a oferta educativa será lecionada em formato online ou hibrido.

multi-ethnic-group-young-men-women-studying-indoors (2) (1)
front-view-community-women-planning-together (2) (1)
front-view-community-women-planning-together (2) (1)

A quem se destinam as formações do Consórcio?

As formações do Consórcio Digital Sul + Ilhas destinam-se a:

    • Jovens (menos de 23 anos) e/ou adultos (mais de 23 anos),
    • com residência em Portugal
    • que estejam a frequentar uma licenciatura da área Não CTEAM, ou, possuam grau de Licenciatura em área Não CTEAM.

*requisitos cumulativos.

Faça Download da Brochura do Projeto

PERGUNTAS FREQUENTES

Consulte aqui as respostas às questões mais frequentes relativas ao Consórcio Digital Sul + Ilhas.

Digital Sul + Ilhas é um projeto pioneiro, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), criado pelo Consórcio de seis Instituições de Ensino Superior (IES) onde se inclui Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve, a Universidade da Madeira, a Universidade dos Açores e a Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior.

O Objetivo do projeto é fortalecer as competências digitais em jovens e adultos não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) através de formações GRATUITAS.

O projeto pretende preparar os participantes para um mercado de trabalho cada vez mais dependente de ferramentas digitais e TIC, com uma oferta de uma Pós-Graduação e de Unidades Curriculares (UC) autónomas, organizadas em módulos de formação que seguem a lógica de microcredenciação.

As inscrições serão realizadas em formato online e estarão disponíveis através do link "Saber Mais" disponível na descrição do curso pretendido.

Cada curso é autónomo, com prazos de inscrição e datas de início próprias, que podem variar entre si. Verifique os detalhes individuais para mais informações sobre cada Microcredencial.

Deixe-nos o seu contacto caso queira ser informado da abertura de inscrições de novos cursos, através do preenchimento do seguinte formulário

As formações do projeto Digital Sul + Ilhas são lecionadas pelas diferentes Instituições de Ensino Superior que fazem parte do Consórcio. Toda a oferta educativa estará disponível em formato online ou hibrido.

“CTEAM” refere-se às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, pelo que a expressão “Não CTEAM” engloba todas as restantes áreas, como por exemplo: Área da Saúde, Direito, Gestão, Educação,  Relações Internacionais, Comunicação e Jornalismo, entre outras.

De acordo com a Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) são consideradas áreas não-CTEAM aquelas que não se enquadrem nas áreas de educação e formação de “ciências naturais, matemática e estatística”, “tecnologias da informação e comunicação”, “engenharia, indústrias transformadoras e construção” e “artes e humanidades”.

De acordo com a Comissão Europeia, Microcredenciais são certificações que reconhecem a aquisição de competências específicas decorrentes de programas de formação de curta duração. As microcredenciais visam promover a aquisição contínua de competências e conhecimentos ao longo da vida de uma pessoa, de maneira flexível e adaptada às necessidades individuais e do mercado de trabalho.