Contactos

Coloque-nos as suas questões

Tem questões ou precisa de mais informações sobre o projeto? A nossa equipa
está aqui para ajudar! Entre em contacto connosco através dos e-mails da
equipa de gestão do projeto ou preencha o formulário.

Equipa de Gestão do Projeto

PERGUNTAS FREQUENTES

Consulte aqui as respostas às questões mais frequentes relativas ao Consórcio Digital Sul + Ilhas.

Digital Sul + Ilhas é um projeto pioneiro, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), criado pelo Consórcio de seis Instituições de Ensino Superior (IES) onde se inclui Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve, a Universidade da Madeira, a Universidade dos Açores e a Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior.

O Objetivo do projeto é fortalecer as competências digitais em jovens e adultos não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) através de formações GRATUITAS.

O projeto pretende preparar os participantes para um mercado de trabalho cada vez mais dependente de ferramentas digitais e TIC, com uma oferta de uma Pós-Graduação e de Unidades Curriculares (UC) autónomas, organizadas em módulos de formação que seguem a lógica de microcredenciação

As inscrições serão realizadas em formato online e estarão disponíveis através do link "Saber Mais" disponível na descrição do curso pretendido.

Cada curso é autónomo, com prazos de inscrição e datas de início próprias, que podem variar entre si. Verifique os detalhes individuais para mais informações sobre cada Microcredencial.

Deixe-nos o seu contacto caso queira ser informado da abertura de inscrições de novos cursos, através do preenchimento do seguinte formulário

 

As formações do projeto Digital Sul + Ilhas são lecionadas pelas diferentes Instituições de Ensino Superior que fazem parte do Consórcio. Toda a oferta educativa estará disponível em formato online ou hibrido.

 

“CTEAM” refere-se às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, pelo que a expressão “Não CTEAM” engloba todas as restantes áreas, como por exemplo: Área da Saúde, Direito, Gestão, Educação,  Relações Internacionais, Comunicação e Jornalismo, entre outras.

De acordo com a Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) são consideradas áreas não-CTEAM aquelas que não se enquadrem nas áreas de educação e formação de “ciências naturais, matemática e estatística”, “tecnologias da informação e comunicação”, “engenharia, indústrias transformadoras e construção” e “artes e humanidades”.

De acordo com a Comissão Europeia, Microcredenciais são certificações que reconhecem a aquisição de competências específicas decorrentes de programas de formação de curta duração.

As microcredenciais visam promover a aquisição contínua de competências e conhecimentos ao longo da vida de uma pessoa, de maneira flexível e adaptada às necessidades individuais e do mercado de trabalho.

Os requisitos necessários para frequentar as formações do Consórcio Digital Sul + Ilhas são:

-Ser jovem (ter menos de 23 anos), ou adulto (ter mais de 23 anos);

- Ter residência em Portugal;

-Estar a frequentar uma licenciatura da área Não CTEAM, ou, possuir grau de Licenciatura em área Não CTEAM.

Os documentos necessários para realizar a candidatura são:

-Cartão do Cidadão/ outro documento de identificação como o Passaporte;

-Certificado de Habilitações; Ou, no caso de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, os mesmos têm de ser acompanhados das respetivas certidões de registo de reconhecimento e conversão de nota

-Certificado de matrícula, caso esteja a frequentar uma licenciatura;

Sim, os participantes podem estar inscritos em mais do que uma Unidade Curricular, apenas têm de verificar se existe compatibilidade de horários.

O projeto académico desenvolvido pelo Consórcio, encontra-se alinhado com os referenciais para a competência digital em Portugal, integrados no Portugal INCoDe 2030, que pode ser consultado em: https://www.incode2030.gov.pt/wp-content/uploads/2022/01/qdrcd_set2019.pdf

Sim, ao finalizarem as formações, os alunos recebem um certificado que confere ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) com reconhecimento em instituições de ensino superior na Europa.

As credenciações serão emitidas, sem custos, pela Instituição de Ensino Superior que lecionar cada Unidade Curricular.

Sim, os participantes podem estar a frequentar  uma licenciatura, apenas têm de verificar se existe compatibilidade de horários.